A IMPORTÂNCIA DO PROJETO ELÉTRICO NAS EDIFICAÇÕES

08/06/2017

Muitas vezes as pessoas deixam de fazer projetos por acharem caro ou até mesmo por falta de informação, e esquecem a real importância de se ter um projeto, elétrico, estrutural, arquitetônico, na edificação que será construída, seja ela, comercial, residencial ou industrial.  

Hoje em dia, qualquer ação que você irá realizar na sua vida, seja viajar, passear, andar na rua, ou até mesmo sair com os amigos, você faz um planejamento antes de executar. Por exemplo, se vai viajar, tem que saber, qual roteiro irá seguir, quais lugares irá visitar, quanto vai custar, onde vai dormir, ou seja, fazer uma programação de como será a sua viajem, e fazer um projeto elétrico para sua edificação não é diferente.

Antes de construir qualquer edificação, é importante sempre procurar fazer todos os projetos primeiramente, para que aja um planejamento de todo o andamento da obra, e não correr riscos durante a execução e principalmente após o término dela. Hoje em dia, qualquer imóvel construído dura mais de 40 anos, se tiver sua manutenção preventiva em dia. 

Mas, O QUE É UM PROJETO? 

De acordo com o CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), "é a somatória do conjunto de todos os elementos conceituais, técnicos, executivos e operacionais abrangidos pelas áreas de atuação, pelas atividades e pelas atribuições dos profissionais da Engenharia e Agronomia, nos termos das leis específicas, dos decretos-lei e dos decretos que regulamentam tais profissões e a Constituição Federal de 1988. 

E, QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO ELÉTRICO EM UMA CONSTRUÇÃO?

É muito importante hoje que a edificação que for construída, seja qual for o tamanho, tenha o seu sistema elétrico bem dimensionado e distribuído, para evitar assim problemas futuros. Pode ser que, no momento que a instalação for feita, nenhum problema apareça, mas daqui a 30, 40 anos, não sabemos.

O projeto elétrico serve para dimensionar todo o sistema elétrico do local, todos os cabeamentos, proteções, circuitos, potências de cada ponto de cada cômodo, evitando que acidentes ocorram. Os profissionais, habilitados e qualificados, garantem aos moradores segurança e qualidade de manterem suas residências estáveis, seguindo a norma vigente no país.

Hoje a facilidade de comprar um imóvel em geral faz com que muitos brasileiros realizem o sonho de comprar a casa própria, porém, alguns problemas elétricos só são observados após a compra e a utilização do imóvel pelos moradores da residência, ocorrendo vários problemas.

Os problemas mais visíveis são, cabeamento dimensionados incorretos, pontos de tomadas e iluminação mal distribuídas, proteções (disjuntores, IDR's, DPS) mal dimensionados, fazendo necessário uma manutenção por parte do comprador, aumentando o custo. Quando esta manutenção não é realizada, os moradores da residência correm o risco de acidentes.

Portanto, se na hora da compra de um imóvel fosse apresentado o projeto elétrico, os compradores teriam a oportunidade de verificar como está a instalação da residência, e, se necessário, quais pontos sofreriam manutenções para ajustar as necessidades do morador, visto que, os condutos que os cabos estão passando, na maioria das vezes, ficam embutidos, não possibilitando ver a situação dos fios.

Finalmente, a contratação de um projeto elétrico com um profissional habilitado legalmente no conselho de classe traz para a edificação uma execução competente, um controle eficiente e uma garantia de segurança e funcionalidade das instalações, fiando mais fácil após a instalação, fazer as manutenções preventivas, e alterações de cargas, caso necessário.

Caso você for fazer uma construção de uma edificação, ou até mesmo uma reforma, busque um profissional habilitado e qualificado para te ajudar, o custo que você terá hoje pode evitar as dores de cabeças futuras.

A norma utilizada para projetos elétricos de baixa tensão é a ABNT NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, onde estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

Abaixo deixo um vídeo onde o Engenheiro José Celso Alberti fala um pouco sobre a importância do projeto elétrico.

 Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato!!

Abaixo deixo meu contato para esclarecimento de dúvidas e sugestões!!

REFERÊNCIAS:

https://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1766

https://www.sabereletrica.com.br/projeto-eletrico-residencial/

https://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=1678

ABNT NBR 5410/2004 - Instalações elétricas de baixa tensão

© 2017 Av. Jones dos Santos Neves, 954, Bairro Agostinho Simonato, Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora