A importância do Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS)

21/06/2017

Para ter uma instalação elétrica segura e dentro da norma NBR 5410/2004, é necessário ter um dispositivo para proteção contra sobretensões transitórias, para previnir a queima de equipamentos.

Quando o local está situado em uma área sob condições de influências externas, principalmente trovoadas, a rede elétrica tende a ter picos muito altos de tensões, podendo chegar dentro das casas, e queimando aparelhos elétricos sensíveis a este tipo de acontecimento. O raio (elétrico) percorre distâncias enormes, basta ter um condutor metálico, como as redes de distribuições elétricas de rua, e entrar facilmente na sua casa, empresa, comércio, se não houver nenhuma proteção, qualquer equipamento corre o risco de ser queimado. A queda de um raio em uma rede elétrica pode ser sentido em até 5 km de distância de onde caiu.

Com isso, para ter essa proteção, é necessário utilizar o DPS ( Dispositivo de Proteção contra Surtos), que funciona como um disjuntor, logo quando o surto (sobretensão) acontece na rede, o dispositivo abre uma passagem para o terra (Aterramento elétrico), fazendo com que o alta tensão não atinja o sitema elétrico. 

Existe três tipos de DPS:

Classe I: Os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas.
O DPS Classe I é instalado obrigatoriamente quando a edificação está protegida por um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raio. 

Classe II: os DPS Classe II são destinados a proteger os equipamentos elétricos contra sobretensões induzidas ou conduzidas (efeitos indiretos) causados pelas descargas atmosféricas. 

Classe III: os DPS Classe III são destinados à proteção fina de equipamentos situados a mais de 30 m do DPS de cabeceira. 

Não confundo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) com o DPS, cada um possui a sua função. O SPDA tem a função de proteger a infraestrutura externa e interna dos locais contra descargas atmosféricas, já o DPS tem a função de proteção do sistema elétrico interno e equipamentos.

CONCLUSÃO:

Para evitar a queima de aparelhos elétricos (televisão, computdores, equipamentos sensíveis a sobretensão), é necessário instalar o DPS em qualquer instalação elétrica, garantindo a segurança de todos. É importante também, estar instalando o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), que, em conjunto, farão a proteção do local contra quedas de raios. Não é possível afirmar que você stará 100% seguro, livre de queimas de equipamentos, porém você previne. 

Deixo abaixo um vídeo para quem quiser saber mais, além de poder entrar em contato comigo, e tirar suas dúvidas.

Autor: Bruno de Paula Carletti, Engenheiro Eletricista.

© 2017 Av. Jones dos Santos Neves, 954, Bairro Agostinho Simonato, Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora